terça-feira, 23 de março de 2010

A minha pele: histórico, tipo e problemas

A minha pele é sinónimo de insatisfação, muitos troubles e uma parte de mim que me deixa K.O..
Vamos lá a um pequeno histórico: desde a infância até os meus 16 anos nunca me deu que fazer, era uma pele normal como tantas outras. A partir dos 16/17 anos começou a sofrer muitas alterações: oleosa, com muitas impurezas e surgiu então o maldito acne. Não tenho fotos para mostrar pois por duas vezes tive vírus no PC e tudo o que tinha foi-se, incluindo vários anos da minha adolescência registados em fotos.
Bem pensei que era uma fase passageira a das borbulhas, mas em vez de regredir com o passar do tempo, só piorava a tal ponto que as pessoas quando falavam para mim perguntavam sempre: "Oh o que tens na cara?" (subentendendo que eu tinha alguma doença infecto-contagiosa dermatológica ou algo do género -.-) e eu dizia: "Acne!". Enfim a questão é que eu cheguei a uma altura em que não queria saber da minha aparência, em especial do rosto. Certo dia a minha mãe olha para mim muito séria e diz: "Não, tu tens mesmo de ir a um médico!". Lá consegui arranjar uma consulta num dermatologista e este foi um ponto de viragem.Fiz durante 6 meses um tratamento de antibioterapia, tratamento esse que consistia no medicamento Isotretinoína e hidratante, apenas e só isso.
(Não consegui arranjar uma imagem igual à embalagem que eu tomava, fica aqui a boa intenção xD)

Muitas reacções secundárias: pele, cabelo, lábios, enfim todas as mucosas muito secas, e tive uma dor num tendão dum pé durante cerca de 2 meses. Apesar de tudo voltava a repetir TUDO, pois a minha pele ao fim dos 6 meses já não era a mesma. Já não tinha borbulhas, apenas algumas marcas e que foram desaparecendo com o tempo. Depois disto toda a gente que conheceu a "velha" Joana só elogiava a "nova" Joana.
Bem, mas não fica por aqui.Desde Setembro de 2009, as meninas borbulhas decidiram fazer-me uma visita. E eu na boa fé, pensei mais uma vez que era só uma fase. Mas só piorou. Então há cerca de 2 meses consegui outra consulta numa dermatologista, e desta vez foi-me prescrito Cipancin (Minociclina, oral) e Duac (vários princípios activos, tópico). Supostamente ao fim de um mês deveria haver melhorias, mas eu não notei grande coisa -.-'.


Aquando da consulta a dermatologista aconselhou-me o uso dos 3 passos da Clinique, e como ao fim do mês não notei diferença decidi comprar o mini-kit para tentar (não vá a minha pele não gostar dos produtos, preferi investir menos dinheiro).
Uso já há 3 dias e para já estou a gostar bastante dos resultados. Vamos lá ver com o tempo ;)
Daqui a algum tempo vou actualizar como vai todo o processo de recuperação da minha pele, e farei então a review dos 3 passos da Clinique.

P.S. Desculpem lá o testamento xD. É verdade, a dermatologista disse-me imperativamente para não me desmaquilhar com toalhitas de bébé, que era o pior que pudia fazer. Muito perfume, e que agride bastante a nossa pele. O certo é que acatei o conselho e não usei mais, pois era uma dermatologista a falar né gente? Fica aqui a dica então ;)

Ju

4 comentários:

Unknown disse...

Olá!

Pois eu tive alguns problemas com acne, mas nada de muito grave. Pelo que dizes deves estar na mesma situação que uma amiga minha, só melhorou com tratamento.
O meu grande problema é os poros dilatados, se houvesse um creme milagroso que os fechasse mais era uma alegria para mim. Já usei uma data de cremes e não vejo nada. :|

Beijinhos

Diana disse...

Eu não sofro com acne, mas uma vez ou outra aparece !
muito lindo seu blog!

to te seguindo, se quiser visitar o meu ta caonvidadissima!

bjks

passaobatom.blogspot.com

Tiago Santos disse...

Boas.

Eu também a partir dos meus 17 anos comecei a ter várias espinhas no rosto e nos ombros...mas era por fases, ás vezes tinha muitas mas outras vezes não tinha quase nenhuma. E deixei andar pois pensava que com a idade as espinhas iriam desaparecer até que este ano fui a um dermatologista e ele receitou-me o comprimido Cipancin pois eu já tinha tentado todos os cremes possíveis e imaginários mas muitos deles só pioravam a situação da minha pele.

Tomei Cipancin durante 2 meses (1 comprimido por dia) e melhorei logo em 85 %. Fui novamente ao dermatologista passado os 2 meses e agora só preciso de tomar 1 comprimido de 2 em 2 dias até melhorar a 100 %.

Ou seja, no meu caso o Cipancin foi como um milagre. Não tenho praticamente nenhuma espinha e não preciso de pôr nenhum creme pois funcionou muito bem no meu organismo.

Aconselho a toda a gente a ir primeiro ao dermatologista antes de tomar ou comprar medicamentos ou cremes que não fazem nada.

Carla Sousa disse...

Olá!!!
Estou a fazer um mini-survey sobre pele, problemas de pele, hábitos de consumo em Portugal, no âmbito da participação de um concurso de empreendedorismo. Caso tenha um problema de pele gostaria mto que me ajudasse com a sua opinião. Poderá ainda partilhar o link com alguém que saiba que tem manifestações na pele. Desde já muito agradeço o v/ feedback!!!

LINK:

https://pt.surveymonkey.com/s/6YDJYPN